05
Nov
07

“A Bússola Dourada” Boicotada Pela Igreja Católica

O filme “A Bússola Dourada“, adaptação do primeiro livro de Philip Pullman “Os Reinos do Norte” (9/10 – Editorial Presença), foi boicotada pela Igreja Católica. Activistas religiosos desta instituição apelam à comunidade cristã para não ver o ver filme, adaptação cinematográfica de um dos livros controversos de Philip Pullman. Segundo os activistas, as crianças podem ser tentadas a ler os livros que, segundo estes, promoveu o ateísmo. Note-se que a trilogia de Pullman foi alvo de imensa polémica, onde já foi pedido até para que esta fosse retirada da categoria infanto-juvenil. O filme estreará nos cinemas em Dezembro deste ano e conta com os actores Nicole Kidman e Daniel Craig.



17 Respostas to ““A Bússola Dourada” Boicotada Pela Igreja Católica”


  1. 1 isabel
    9 09UTC Novembro 09UTC 2007 ás 19:33

    Para começar ODIEI quer tivessem traduzido o titulo do filme pela versao americana: se não queriam por o titulo que o livro tem em Portugal pelo menos que traduzissem do titulo britânico, de onde é natural o autor e onde o livro foi primeiramente publicado, “northern lights”, but, anyway, A IGREJA CATOLICA DEVIA ERA DE ESTAR CALADA! Pelo que ouvi dizer sobre o filme a grande parte das cenas do livro sobre religiao, (apesar de conserteza nao poderem cortar o principal, que, afinal , dá enredo á históris) nao aparece no filme, a ser verdade veremos em dezembro quando estivermos com um balde de pipocas na mão………..mas bem, a igreja católica já enjoa com estas coisinhas; para quem não sabe o actual papa na altura em que era cardeal declarou que a série “Harry Potter” nao deveria ser lida por insentivar ás praticas de magia e , á eventual, adoraçao ao demónio apoiante destas práticas(segundo eles, of course), isto quando a escritora da saga é uma cristã devota e quando a biblia tem cenas de incesto, assassinio, etc em massa.
    Sim, talvez a trilogia de Pullman incentive ao ateísmo (ñ sei, já era ateia antes de ler os livros) ao aproveitar o “Pulvis es” numa das caracteristicas mais caricatas desta séri, o Pó, Pó esse que daria a inteligência aos seres, e, assim, nós, humanos, seriamos realmente Pó, pois sem ele eramos uns animais irracionais quaisqueres. Usou tbm as entidades divinas(deus, os anjos, etc) numa maneira mais…seilá! só sei que, talves, mais credivel, e não esquecer que nesta história deus existe mesmo! Usa também os massacres da Inquisiçao, o que deve doer um bocadinho á Igreja!
    Mas eles não devem sequer recomendar para que não vejam o filme (eles devem ser burros, isso é publicidade grátis!Qualquer um agora vai querer saber o porquê desta “proíbição”, enfim……………
    Só sei que “His Dark materials” é daquelas séries..”Uhau!”, devem ser dos melhores livros que já li! e espero vir a gostar também do filme, e , com aquele elenco, não deve ser díficil…
    Credo! jáviram o tamanho do coment? è melhor eu calar-me!
    xô!

  2. 2 ruben
    10 10UTC Novembro 10UTC 2007 ás 17:50

    que riso o comentario amei. quanto a noticia, concordo, a igreja por vezes exagera. e essa parte da inquisiçao – 1000% de acordo.

  3. 3 Navajo
    14 14UTC Dezembro 14UTC 2007 ás 11:58

    Não é exagero. É simplesmente um aviso aos pais católicos para que não se deixem enganar pelo ambiente de fantasia da série, nem pela “assepsia” da versão cinematográfica. É provável que as crianças queiram ler os livros após ver o filme (mais ainda se as seqüências não forem filmadas), e neles a mensagem é claramente não só anti-católica, como também anti-Deus, de fato.

  4. 16 16UTC Dezembro 16UTC 2007 ás 00:19

    Isabel……¿Por qué no te callas?

  5. 13 13UTC Março 13UTC 2008 ás 13:46

    Não sei como pessoas,como essa moça aí chamada Isabel, tem a coragem de criticar alguma coisa em público se nem escrever ela sabe. É praticamente uma analfabeta. E juntamente com ela vem esse rapaz aí, o tal do Ruben, que deve ter algum parentesco. Pelo pouco que escreveu já dá para notar. Logo em seguida vem o Jaburrense aí q usa uma frase muito “criativa”. Não sou católico mas, concordo com ela- a igreja- porque com certeza, não vou interferir na religiosidade dos meus filhos diretamente mas, com certeza não quero que queiram tomar lado do demônio. Mas, façam o seguinte, levam as criançam que estão próximas à voces, retardados. Abraços…!!!

  6. 6 paulo
    13 13UTC Março 13UTC 2008 ás 20:22

    Católicos? Mas em plena séc XXI isso ainda existe?

    Ainda há quem acredite num Deus que se preocupa se cometemos o pecado de comer em demasia ou se dizemos um palavrão ao ouvir o despertador…

    Não acredito nisso… já não estamos na idade média….

  7. 7 Pipocas e Outras Tretas
    14 14UTC Março 14UTC 2008 ás 00:07

    Bem, acalmem-se.

    João Oliveira, parece-me exagerado o seu comentário em relação à Isabel, afirmando que ela quase parece uma analfabeta. É claro que o texto foi, como se vê, escrito à pressa, pelo que há alguns erros que podiam ter sido reparados, mas de resto foi um comentário com fundamentos, como qualquer outro, sobre o tema do post. Ou, se calhar, já pensou que não terá percebido porque o Português do Brasil é, efectivamente, diferente do Português de Portugal? Se calhar essa será a causa do seu comentário, pelo menos é para essa que me inclino mais, o facto de a variante brasileira do Português utilizado por nós ser diferente em vários pontos, os quais não necessitam de numeração. Por isso mesmo, o texto pareceu-lhe mal escrito.
    Quanto a você, à parte de ter criticado os comentários que se fizeram aqui, pouco acrescentou ao debate.
    Vá, e mais cuidado com os insultos, se faz favor, não é preciso chamar “retardado” a ninguém para defender um ponto de vista… ou é?

  8. 8 Isabel
    16 16UTC Março 16UTC 2008 ás 15:13

    Bem, quanto a erros ortográficos, não negando que os há, devo em minha defesa dizer que não revejo o que escrevo num comentário, e ninguém pode negar que, ao usar um teclado, existem sempre letras em falta. Pelo menos a mim, quando escrevo demasiado rápido como foi o caso.
    Quanto à possibilidade de as crianças tomarem parte do demónio ao observarem o filme – classificado como M12, sendo qualquer pessoa acima dessa idade não mais criança- pergunto-me se já leram o livro ou viram o filme, pois, sinceramente, não me lembro de demónios nenhuns ao logo da obra. Talvez estejam a falar do daemons (?), mas, que eu me lembre, isso não significa demónios, e foi traduzido, pelo menos no livro (eu nunca ligo às legendas dos filmes) como génios, que, aliás, até têm alguma semelhança com o génio mitológico das culturas clássicas.
    Considero que, cada um, deva ter a sua opinião sobre o assunto, mas, pelo menos eu, não me ponho para aí a insultar alguém por defender pontos de vista diferentes dos meus.
    Isabel.
    Ah!, João Oliveira, talvez esta frase : “levam as criançam que estão próximas à voces” ficasse melhor escrita desta forma: , não?!

  9. 9 Isabel
    16 16UTC Março 16UTC 2008 ás 15:15

    Erro meu, a frase corrigida eclipsou-se , completando o comentário anterior:”Ah!, João Oliveira, talvez esta frase : “levam as criançam que estão próximas à voces” ficasse melhor escrita desta forma: “levem as crianças que estão próximas a vocês” , não?!

  10. 10 Emmerson - BHte
    24 24UTC Maio 24UTC 2008 ás 16:14

    Na verdade, a ideia é apenas que se ignore realmente a Deus e se apeguem em “seres do universo” ou “forças superiores” ou qualquer outra fonte de poder…..mas isso pq as pessoas ja não conseguem ver seus erros refletidos na luz de Deus. Hoje em dia a moda é ser pagão…..ou neo-pagão…..

    Mas saibam que Deus não muda a partir do seu olhar. Não importa o que digam ou o qto esbravejam…..chegará a hora do Encontro. Chegará o momento em que não haverá argumentos gritados para tentar apagar da mente a necessidade de Deus….

    Não sou um cristão “xiita” mas apenas um que tem a plena consciencia de quem é Deus e por tanto, não recomendo nem o filme, nem o livro às nossas crianças. Agora, quem prefere os daemons, fique a vontade. Deus ja deu o melhor que Ele tinha: Jesus. Mas é desconfortavel aceita-lo, né?? É ruim ter que admitir isso…..daí, ignoramos Ele e criamos falsos deuses…..

    Bom, era só pra falar do filme mas…..esse é um espaço livre…rs….

    Bons dias a todos……

  11. 26 26UTC Maio 26UTC 2008 ás 17:48

    Vocês já repararam que quanto mais se fala p/ alguém não fazer determinada coisa, essa pessoa acaba fazendo? Pois é. Acho uma besteira a Igreja católica ou qualquer religião alertar contra a “influência diabólica” de qualquer livro ou filme, pois vai despertar mais ainda a vontade das pessoas de saberem o porquê de tal proibição. Eu não li o livro e, tampouco vi o filme, mas pretendo porque estou fazendo uma pesquisa sobre a mitologia cristã na literatura e esse livro me pareceu interessante como fonte, assim como O Senhor dos Anéis e A Divina Comédia. Deixo claro que sou cristã e minha fé está firmemente arraizada em Deus, portanto, não será um livro que mudará o meu ponto de vista, se é que, realmente, o autor quis criticar a Deus ou simplesmente o cristianismo (sobretudo a Igreja Católica) quanto à maneira que apregoam os ensinamentos de Cristo. Seja como for, somente um tolo se deixa influenciar por idéias vãs. Quanto às crianças, penso que não é o caso dos pais proibi-las de lerem ou verem tal história, mas apenas alertá-las quanto a não se deixarem influenciar pelo conteúdo idealista da obra e apenas encarar como uma história fantasiosa que nem os contos de fada. Essa é a minha opinião e não admito que alguém venha me dizer que sou “alguma retardada”.

  12. 12 Bebiana
    30 30UTC Maio 30UTC 2008 ás 08:27

    Não li os livros, mas vi o filme e parece-me que cada um entende nele o Deus que quer ver, para mim entendo-o como a energia, a energia que flui e que anima tudo o que exste. Essa força animica e propulsora é o meu Deus. A questao dos mundos paralelos proposta não deixa de fazer sentido (pelo menos para mim), bem como o “daimon” que já (era Plataõ, certo?) falava. Cmpts a tds.

  13. 13 Nelson Nunes
    19 19UTC Setembro 19UTC 2008 ás 11:21

    Olá,
    Bem, segue aqui um comentário de um jovem de 17 anos.
    Já li a trilogia, e já vi o filme.
    E sinceramente…
    É um livro. é um filme.
    Cada um escreve o que bem quer e que bem lhe apetece.
    Nós só acreditamos se quisermos.
    Não vou negar o quanto a trilogia está bem escrita, e que existem algumas verdades no meio daquelas páginas. Agora. Se um maluco qualquer escrevesse um livro e falasse que Deus é sei lá o quê, acham que toda a gente acreditava?
    Não vejo o problema da igreja católica.
    Já com o código da vinci foi a mesma coisa. Também li o livro, também vi o filme. E nada nas minhas crenças se alterou.
    E quanto à palavra daemon, investiguem um pouco antes de virem afirmar que são coisas do demónio.
    Se procurarem no google há de vos aparecer o significado. Já agora… Daemon vem do latin… Não é como um artigo que li por aí que falavam em daemon e associavam automáticamente à palavra demon (do inglês).

    cumprimentos,

  14. 14 Expedito Costa
    29 29UTC Setembro 29UTC 2008 ás 18:21

    Que beleza…. Todos falando de coisas que nao conhecem…. quem de voces ai tem um relacionamento intimo com Deus? Vamos aprofundar o debate.

  15. 15 Nelson Nunes
    1 01UTC Outubro 01UTC 2008 ás 18:11

    bem, sou cristão, católico.
    Nunca questionei nenhum dos ensinamentos que a igreja católica nos ensina.
    Rezo todas as noites. Tenho muita fé.
    Agora, acho que todos têm o direito de escreverem o que bem quiserem.
    E não é por acreditar que não vou ler.
    Afinal, se eu acredito, não vai ser um livro ou um filme que me vai tirar a minha crença.

  16. 16 Marcio
    30 30UTC Novembro 30UTC 2009 ás 02:41

    Sou cristão e tenho a dizer o seguinte, o que querem é ganhar dinheiro, com debates, criticas, jornais e tudo que movimente essa corrente, o que vcs estão fazendo agora. Boa sorte galera ehhehehe

    • 17 Loirinha
      1 01UTC Dezembro 01UTC 2009 ás 20:28

      Gente, tenham lá calma! E para o engraçadinho (o tal Paulo que comentou a primeira noticia) que se acha muito esperto, ainda existem católicos e este cometário é feito por uma! E ser católico é mais do que preocupar-se com comer ou uso inapropriado do calão.

      Eu vi o filme e li os livros. Acho que cada um tem direito há sua opinião e a igreja católica também têm!

      Não compartilho dela, mas respeito e acho que era o mínimo que qualquer um de vocês devia e podia fazer!

      Para terem uma ideia geral da questão, sou uma grande fã de Harry Potter, da Trilogia dos Mundos Paralelos e de muitos outros que a igreja poderia considerar maus exemplos. E não tenho vergonha de admitir. Em nada essas leituras abalaram a minha fé e devoção ao Senhor.

      A igreja católica expressou a sua preocupação com as crianças, pois são elas o nosso futuro, caso não se lembrem. Cada um, faz o que quiser.

      Tal como várias pessoas já disseram, são apenas livros e filmes. Se quem ler é verdadeiramente um cristão, isso não abala a sua fé.

      Cada um escreve o que quer. Cada um lê o que quer. Cada um vê o que quer. Cada um faz o que quer. E isso, diz-nos respeito a nós e ao nosso deus (independentemente da religião) ou se a quem for ateu apenas a si próprio.

      Querem criticar e debater? Força! Mas se querem ser respeitados, é melhor começarem a respeitar.


Deixar uma Resposta




Bem-vindo

Bem-vindo ao Pipocas e Outras Tretas, um espaço de opinião pessoal dedicado às artes em geral, como o cinema, a literatura, a música e a televisão.

Visitas

  • 97,518 pessoas visitaram-nos

Autores Antigos

Críticas / Reviews

Os títulos abaixo listados foram os que neste blog foram criticados e analisados na área do cinema, da literatura, televisão, dos videojogos, do anime, e da música, assim como se encontram presentes os especiais realizados. Nos filmes encontra-se presente o ano de lançamento original e nos livros o autor.

Direitos Reservados

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.