Pequena sugestão…
Abril 26, 2008É realmente mais difícil encontrar revistas e fóruns dedicados à literatura, do que ao cinema, ou à musica. Para aqueles que gostam de ler, aqui vão três sugestões:
Leia o resto deste artigo »
É realmente mais difícil encontrar revistas e fóruns dedicados à literatura, do que ao cinema, ou à musica. Para aqueles que gostam de ler, aqui vão três sugestões:
Imaginem que, após a mudança de ano, vocês se descobrem imortais. Óptimo, não?
Agora imaginem que não só vocês, mas todos os vossos compatriotas são imortais. Não tão bom, mas ainda assim excelente, ah?
E agora imaginem que, apesar de imortais, continuavam a envelhecer. Tudo bem, um bocado chato, mas desde que não…
Agora, são imortais, continuam a envelhecer, e, quando chegarem “às portas da morte”, ficam lá, eternamente pendentes. Ora bolas!
É, a imagem assim não seria tão bela como a que tínhamos inicialmente imaginado, pois não? Leia o resto deste artigo »

A Feira do Livro de Braga volta amanhã, dia 29 de Março, e ficará na cidade até 13 de Abril.
Para aqueles que não resistem a uma oportunidade de encontrar livros a bom preço, já sabem: preparem os trocos, porque têm duas semanas inteirinhas para gastá-los.
A feira realizar-se-á, como nos anos anteriores, no Parque de Exposições de Braga. O programa pode ser consultado aqui.
Boas compras!
É aos fãs de um bom velho policial que dedico esta crítica d’ “O Apartamento Fatídico” de Erle Stanley Gardner, escrito sob o pseudónimo de A. A. Fair, e publicado em 1942. O seu título original era “Owls Don’t Blink” (”As Corujas Não Pestanejam”), e é o sexto de vinte e nove livros deste autor que têm como estrelas os detectives privados Bertha Cool e Donald Lam.

Continuação da história apresentada no excelente “Ensaio Sobre a Cegueira”, “Ensaio Sobre a Lucidez” procura agora explorar novos detalhes da história, bem como outras personagens. Mas… terá ele mantido o brilhantismo do anterior?
Todos os dias novos livros são publicados. Muitos deles são livros banais, com histórias já vistas e revistas, com fantasia a mais. Neste livro podemos encontrar uma história verídica que de banal não tem muito.
A adaptação cinematográfica do livro “Veronika Decide Morrer”, escrito por Paulo Coelho e editado pela Pergaminho em 2000, está agendada para este ano e conta já com realizadora - Emily Young - e argumentista - Larry Gross. Além deles, está também Sarah Michelle Gellar em negociações para protagonizar a película, substituindo assim Kate Bosworth, que tinha sido a primeira escolha. O best-seller, publicado em 100 países e traduzido em 80 línguas, conta a história de Veronika, uma eslovena que, apesar de ter aparentemente tudo aquilo necessário à felicidade, não se sente bem com a sua vida e tenta cometer suicídio, mas, após ser salva no último minuto, é levada para um hospital psiquiátrico onde lhe é dito que tem apenas uma semana para viver.
Bem, eu não li o livro, mas o facto de Sarah Michelle Gellar fazer parte do elenco do filme - ainda por cima sendo protagonista! - pode fazer-me dar-lhe uma olhadela antes da estreia do filme. E vocês, que acham? Leram o livro? Que acham da escolha para protagonista?

Um escultor à beira dos sessenta anos, uma estrangeira duas décadas mais nova que ele. Além da diferença de idades, ambos estão casados - ele com uma pediatra, ela com um homem poderoso, mas com quem tem pouca intimidade. Os dois conhecem-se num jantar de boas-vindas a um casal seu conhecido e começam a encontrar-se furtivamente, no atelier dele. São estes, simplificando, os elementos que servem de base à história deste romance de estreia (no género) de David Mourão-Ferreira.

Já conhecem a nova “campanha” da Fnac? Na compra de um artigo da selecção “Mente Sá em corpo São” habilita-se a um dia de puro bem estar no valor de 2.800€! Para saber mais, continue.
“Little Children” (ou “Pecados Íntimos”, título português que a mim me parece muito melhor adequado à história e, por isso mesmo, se não se importarem, vou tratar o livro/filme por ele) foi um livro primeiramente lançado em 2004, do autor Tom Perrotta, que recebeu aplausos da crítica literária e se tornou um best-seller. Devo admitir que, se não fosse a adaptação para cinema, que estreou ano passado e que conta com Kate Winslet, Patrick Wilson e Jennifer Connelly nos papéis principais, muito provavelmente não pegaria sequer no livro. “Leia o livro, veja o filme.” - esta frase começa a já ser comum nas capas das reedições de livros aquando da estreia da sua adaptação cinematográfica, mas a verdade é que esta foi a primeira vez que fiz as duas coisas. O resultado? É só continuarem a ler…!

Sophia de Mello Breyner Andresen - Nem sei para que vou falar dela, afinal é impossível, absolutamente impossível, não conhecer algo desta fabulosa escritora portuguesa, mas se tem de ser… Nascida a 6 de Novembro de 1919, faleceu a 2 de Julho de 2004; Sophia foi, sem dúvida, uma das mais importantes poetisas portuguesas do sec.XX; e não só poetisa, Sophia é também conhecida pelos seus contos infantis ( A Fada Oriana, A Menina do Mar, O Cavaleiro da Dinamarca, etc) e pelos seus livros de contos( Contos exemplares, Histórias da Terra e do Mar). Vencedora de imensos prémios, tendo como destaque o Prémio Camões em 1999 ( primeira mulher a recebê-lo).Bem, eu adoro-a! A escrita, os temas,…
Não deixem de ver/ler!

Ainda não acabaram as compras de Natal? Não temam! Há sempre uma FNAC, Bertrand, ou livraria local para ajudar nas compras de última hora. Aqui vão dez ideias para todos os gostos.
Depois de Marta Silva, agora chegou a vez de Isabel Dias, ao participar no nosso casting, juntar-se à equipa do Pipocas e Outras Tretas.
A Isabel dedicar-se-á sobretudo às críticas literárias, uma área com carência de publicações (apenas poderão ver em “Orgulho e Preconceito” e “A Estrada“). Por isso, sê bem-vinda Isabel e bom trabalho!
Relembramos que o nosso casting ainda está aberto! Que áreas gostarias de ver mais desenvolvidas no blog? Pensas que tens habilidade para algumas? Concorre!
Para participar cliquem aqui.
Os livros que fazem de prólogo à trilogia d’O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien, serão adaptados ao cinema e dirigido por Peter Jackson, que chegou, finalmente, a um acordo com os estúdios New Line Cinema. “Estou muito feliz por poder colocar nossas diferenças de lado, de forma que iniciamos um novo capítulo em nossa relação com nossos amigos da New Line”, disse Jackson em comunicado oficial, referindo-se ao conflito que houve entre ele e os estúdios quando a trilogia d’O Senhor dos Anéis rendeu mais de 3 biliões de dólares americanos. “Estou alegre de continuar minha viagem pela Terra Média”. Peter Jackson será o director executivo da saga “O Hobbit“, pelo que o realizador da película ainda não está confirmado. A produção está prevista para 2009, enquanto que a estreia da fita será entre 2010 e 2011.

À semelhança de como o Flávio iniciou a sua crítica ao livro de Cormac McCarthy (vejam aqui), posso também dizer que, apesar de já ter ouvido falar da autora, nunca tinha lido nenhum livro de Jane Austen e que, também como ele, fui influenciado, não pela Oprah ou pelo seu clube de leitura, mas por uma amiga minha a ler este livro. Contudo, em relação à minha opinião sobre o livro, essa não poderia diferir muito mais que aquela que o Flávio teve por “A Estrada”. Leia o resto deste artigo »

Quais são os livros mais comprados e, consequentemente lidos, em Portugal? Se tiver curiosidade clique. Leia o resto deste artigo »